sábado, 12 de abril de 2008

Emoção marca enterro do rapper Xandão, vocalista do Sistema Negro


Emoção marca enterro do rapper Xandão, vocalista do Sistema Negro

Dor e emoção marcaram o enterro de Alexandre Faria, de 34 anos, o Xandão do grupo de rap Sistema Negro, na manhã de ontem, no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, no bairro dos Amarais, em Campinas. Familiares, amigos e integrantes do grupo foram prestar o último adeus ao vocalista, que morreu no sábado, por volta das 7h, ao cair de um pontilhão na Rua Herbert de Souza, próximo aos prédios da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), no Jardim São José, região Sudoeste de Campinas. "Não sei como vou viver agora. Ele era um filho maravilhoso. Querido por todos. A dor é muito forte. Vou sentir a falta dele para sempre," disse a mãe de Alexandre, Elisabete Faria, de 51 anos. A esposa de Alexandre estava muito abalada com a perda do marido. "Ele era um grande companheiro. Um excelente marido. Agora ficou apenas eu e o nosso filho Lucas, de 5 anos. Está sendo muito difícil," lamentou Rosangela Nascimento, de 32 anos, amparada pelos presentes.

O padrasto Adilson Santos, de 54 anos, também estava comovido com a perda do enteado e fez um alerta sobre os perigos no local onde ocorreu a morte. "É muita dor. Vamos dar apoio para toda a família. Foi uma fatalidade o que ocorreu. Foi um acidente. Neste pontilhão já ocorreram outros acidentes. É um lugar perigoso. Temos que fazer um alerta para a comunidade da região. Já pedi para levantar uma mureta," comentou Santos.

Os integrantes do grupo estavam presentes e garantiram que vão manter o sonho de Alexandre: de lutar ainda mais pelo sucesso do grupo Sistema Negro. "Não dá para explicar o que estamos sentindo agora. É muita tristeza. Mas a caminhada vai continuar. Jamais vamos parar. O Alexandre não ia querer isso. Vamos manter nosso grupo com toda força. Estamos com novas letras para o próximo trabalho, que deve sair até o final do ano," comentou Kid Nice, integrante do grupo.

Investigação

Segundo testemunhas do caso da morte do rapper, Xandão foi jogar um saco plástico no Córrego Taubaté, por volta das 7h, perdeu o equilíbrio e caiu sobre algumas pedras. Ele sofreu ferimentos na cabeça, incluindo um grande corte na parte posterior. Apesar disso, a polícia vai investigar se foi acidente ou homicídio. A delegada Ana Cecília Fernandes Baz, do 5º Distrito Policial, pediu exame necroscópico ao Instituto Médico Legal (IML) e deverá encaminhar o caso à DIG.

O amigo do rapper Alexandre Faria, Charles Cordeiro da Silva, descarta qualquer hipótese de homicídio. "Ele era muito querido. Não tinha inimigos. Foi um acidente," disse Silva, durante o enterro. Um dos moradores da região, Francisco Brazutti, de 54 anos, também crê em acidente e diz que naquele pontilhão já aconteceram quatro mortes acidentais.

SAIBA MAIS

O grupo: O Sistema Negro é um dos mais importantes grupos de rap do Brasil. A polêmica sempre marcou a trajetória do coletivo, que estourou no cenário nacional na década de 90. Os cinco discos lançados pelos integrantes do grupo estão recheados de crítica social, principalmente à atuação da polícia na periferia. No refrão de uma das músicas mais conhecidas, isso fica destacado: "Deus cria, a Rota mata."

fonte:

Nenhum comentário: