segunda-feira, 21 de julho de 2008

Bone thugs in harmony a trajetória de um dos maiores grupos de rap de todos os tempos





A história do grupo começou em 1987 quando Layzie bone, Krayzie bone, Flesh~n~bone e K-Chill formaram o grupo "The Band Aid Boys", reuniram todo o dinheiro que tinham e lançaram a fita demo intitulada "Faces Of Death", porém tal lançamento foi um fracasso total, passando despercebido pelas rádios e ruas dos E.U.A.
K-Chill sentindo pouca fé na carreira decidiu sair do grupo. Layzie bone, Krayzie bone e Flesh~n~bone sentiram necessidade de fazer mudanças, e a primeira delas foi a troca do nome do grupo passando a se chamar “B.O.N.E Enterpri$e”, e em seguida a entrada de dois novos membros, Wish bone e Bizzy bone. Em 1993 lançaram seu primeiro álbum com o nome “Faces Of Death”, produzido por “Archie Blaine”, que por sinal é muito parecido com o grupo N.W.A. Este álbum também foi pouco conhecido.


É bom lembrar que estes lançamentos eram bancados por eles, jovens que nem tinham o que comer, apostavam todas as suas fichas e sempre falhavam. E agora o que fazer? Desistir? Não!

Utilizaram a primeira técnica “Mudanças” com algumas adaptações. Krayzie bone mudou mais uma vez o nome do grupo passando a se chamar “B.O.N.E thugs~n~harmony” e também a forma como cantavam tendo um estilo próprio e inigualável, uma mistura de versos rápidos e batidas bem harmônicas, mas mudanças como a troca de nome e de estilo já tinham sido feitas e não obtiveram nenhum sucesso. Pensando nisto Krayzie bone decidiu que o grupo precisava de um padrinho, alguém que pudesse dar uma força na carreira, isto desta vez seria o diferencial. O escolhido foi nada mais nada menos que “Eric Wright” cujo nome artístico é “Eazy-E” líder do maior grupo de RAP da época: “N.W.A”.


Todos os cinco integrantes nasceram no estado de Ohio, cidade Cleveland, exceto Bizzy bone que nasceu na cidade de Columbus que também é do estado de Ohio, mas todos foram criados desde a infância em Cleveland. Tudo que possuíam (negócios de tráfico de drogas, assaltos - a única forma de arrumar algo para comer era essa - e familiares) estavam em Cleveland, então os thugs se viram em outro dilema: “Como chegar até Eazy-E sem sair de Cleveland o dinheiro mal dava para comer?”

Em 1993, Eazy-E estava em Los Angeles fazendo shows. Sabendo disto os thugs juntaram cada centavo e compraram uma passagem só de ida para Los Angeles na esperança de conseguirem falar com ele. Plano mal sucedido. Nem conseguiram chegar perto. Mas nem tudo foi perdido, pois conseguiram contato pelo telefone. Krayzie bone, a pedido de Eazy-E, cantou um verso pelo telefone mesmo. Eazy-E ficou impressionado com o talento, mas mesmo assim não chegaram a fazer qualquer tipo de acordo.

Algum tempo depois Eazy-E foi para Cleveland dando continuação aos seus shows por todo o país. Sabendo disto, os thugs retornaram à sua cidade natal para tentarem um contato pessoal com ele na casa de shows chamada “Back Stage”. Contato e acordo feitos, agora Bone thugs~n~harmony era o mais novo grupo da “Ruthless Records” gravadora que pertencia ao Eazy-E.

Na manhã seguinte os thugs estavam a caminho de Los Angeles para gravarem o seu mais novo álbum bancado por Eazy-E chamado “Creepin On Ah Come Up” que foi lançado em 21 de Junho de 1994. Sucesso total que repercutiu mundialmente, este álbum rendeu ao grupo dois singles e dois vídeos clipes, Thuggish Ruggish Bone & Foe Tha Love Of $ com participação especialíssima de Eazy-E. Na época este álbum vendeu mais de 3 milhões de cópias (hoje está em mais de 8 milhões de cópias vendidas) e o primeiro lugar disparado da Billboard.

Mas nem tudo foi como o grupo queria. Infelizmente em 26 de março de 1995 o mentor do grupo, Eazy-E, morreu devido à complicações do vírus HIV. Em 25 de Julho de 1995 Bone thugs~n~harmony lança seu mais novo álbum intitulado "East 1999 Eternal" homenageando seu mentor e outras pessoas que morreram, na canção “Crossroad”. “Creepin On Ah Come Up” foi um sucesso. "East 1999 Eternal" foi um marco em toda a música vendendo mais de 5 milhões de cópias (hoje está em mais de 12 milhões de cópias vendidas). “Crossroad” rendeu ao Bone thugs~n~harmony um Grammy e fez com que o grupo entrasse para a história ao quebrar um recorde de 32 anos da música “Can´t Buy Me Love” (1964) dos “Beatles” pelo single que subiu mais rápido nas paradas de todo o mundo.

Um pouco da vida de cada um dos integrantes

LAYZIE BONE


Nome: Steven Howse.
Apelidos: L-Burna, Lil Lay, #1 Assassin.
Selo: Mo Thugs Records.
Álbuns: 1. Thug By Nature; 2. It's Not A Game; 3. Bone Brothers (Layzie bone & Bizzy bone); 4. Thug Brothers (Layzie bone & Young Noble); 5. Layzie bone & Mo Thugs Records Presents 100% Pure Thug Tour; 6. Cleveland; 7. The New Revolution; 8. Startin From Scratch (em breve).
Curiosidades: Líder e porta-voz do Bone thugs~n~harmony e casado com Felecia, artista da Mo Thugs Records. Layzie bone foi quem escolheu o nome “Bizzy bone” para “Bryon McCane”, nome retirado de histórias em quadrinhos. Ele tem o dom de escrever uma música em apenas três minutos. O mais fiel do grupo ao Eazy-E.

KRAYZIE BONE

Nome: Anthony Henderson.
Apelidos: LeathaFace, Ghetto Cowboy, Silent Killer, Kray.
Selo: Thug Line Regime.
Álbuns: 1. Thug Mentality 1999; 2. Thug On Da Line; 3. LeathaFace: Underground Legends: Part 1; 4. Gemini: Good Vs Evil.
Curiosidades: Tratando-se de Bone thugs~n~harmony, entre os membros, Krayzie bone é o mais responsável. Sua dedicação e amor ao grupo não tem limites. Krayzie bone já chegou ao ponto de morar no estúdio para aperfeiçoar sua voz. Hoje ele é um dos artistas mais procurados do mundo para se fazer uma parceria, pois tudo que ele faz tem uma grande repercussão. Exemplos mais recentes de parceiras que contaram com seu apoio e se transformaram em hits são: Notorious B.I.G - Spit Your Game feat. Krayzie bone, Twista, Swizz Beatz, 8 Ball & MJG; Chamillionaire - Ridin feat. Krayzie Bone; Tupac - Untouchable feat. Krayzie bone, entre outros.

BIZZY BONE



Nome: Bryon McCane.
Apelidos: B.B. Gambini, Rest In Peace, R.I.P., Lil' RIPsta, Bizzy The Kid, Gambino.
Selo: 7th Sign Regime.
Álbuns: 1. Heaven'z Movie; 2. The Gift; 3. Alpha & Omega; 4. The Beginning and The End; 5. For The Fans Vol. 1; 6. Only One: For The Fans Vol. 2; 7. Speaking In Tongues; 8. Bone Brothers (Layzie bone & Bizzy bone); 9. Bone Collector Vol. 1; 10. The Story; 11. Thugs Revenge; 12. Hoodfellaz II; 13. From Your Righteousness (em breve); 14. A Song For You (em breve).
Curiosidades: Considerado a estrela do grupo, e como toda estrela Bizzy bone é totalmente imprevisível. Seu comportamento é impossível de ser explicado. No ano de 2005 por vários motivos foi expulso do grupo e o último deles foi a recusa ao contrato que Dr. Dre queria assinar com o Bone thugs~n~harmony, recusa esta que até hoje ninguém entendeu. Depois de tal fato os demais integrantes ficaram injuriados e decidiram expulsá-lo do grupo. Bizzy Bone tem cerca de 350 músicas gravadas (contando somente as músicas solos). Uma pesquisa feita nos E.U.A constatou que Van Gogh foi o artista mais egocêntrico de toda a história e em 2º lugar Bizzy bone.

WISH BONE



Nome: Charles Scruggs.
Apelidos: Big Wish, Stratejacket.
Selo: Thug Line Regime.
Álbuns: Wish bone nunca lançou um álbum solo, mas há rumores que em breve será lançado o “The Master Wish”.
Curiosidades: Wish bone é o integrante mais sério do grupo. Não gosta de aparecer, não gosta de fazer parcerias com outros grupos, o único com quem ele sempre faz algo que não seja para o Bone thugs~n~harmony é o “Krayzie bone” (parceira forte desses dois).

FLESH~N~BONE




Nome: Stanley Howse.
Apelidos: Stack, 5th Dawg.
Selo: F.B.I (Flesh~n~bone Incorporated).
Álbuns: 1. T.H.U.G.S.: Trues Humbly United Gatherin' Souls; 2. 5th Dog Let Loose.
Curiosidades: Logo no início do grupo, Flesh~n~bone preferiu sair e se dedicar a sua carreira solo, mas isso não significou seu afastamento total do grupo. Ele é considerado um membro honorário, pois nunca se desligou do grupo, em músicas e clipes sempre está lá marcando presença. A única diferença entre Flesh~n~bone para os demais membros é que ele não assina contratos e não posa para fotos. Flesh~n~bone é o integrante que canta mais rápido do grupo ( se não for o do mundo), foi o primeiro a lançar um álbum solo “T.H.U.G.S.: Trues Humbly United Gatherin' Souls”. Sucesso no mundo inteiro, este álbum vendeu no seu primeiro mês 1.500.000 cópias (hoje está em mais de 5 milhões). No ano de 2000 foi preso e sentenciado a 11 anos de prisão por ameaçar um amigo com uma AK-47. Em 2008 estará em liberdade. Caso você queira escrever uma carta para ele anote o endereço:
Stanley Howse
P97344 P. v. s. p A. i
106 Upper P.O. Box 8501
Coalinga, CA 93210

Nenhum comentário: